quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PLÁGIO: DENUNCIE ESTE CRIME!





Muitos fingem que não sabem, outros falam que é normal, porém, trataremos de uma realidade presente no mundo da escrita, em especial nos blogs; Falaremos do plágio, ou como alguns dizem: “jeitinho brasileiro” para as coisas. A cada pesquisa que faço fico cada vez mais surpreendido. Quando penso que já vi de tudo, me engano e percebo que ainda existem pessoas que plagiam.

Mas, o que seria o plágio? Como evitar o plágio?

 Segundo o Dicionário Aurélio, plágio se define como: "assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". Também temos o conceito da palavra literal que provém do latim e significa trapaceiro, oblíquo  Isso mesmo, pela definição da palavra aquele que plagia, ou seja, apresenta como seu uma obra que pertence à outra pessoa é considerado um trapaceiro!

O plágio é algo tão sério que é nosso dever alertar aos leitores e escritores que esta ação, no Brasil, é crime. Plagiar é crime! E sua conduta leva o infrator a pena de 03 meses a 01 ano de reclusão e/ou multa. Não estamos brincando quando falamos de plágio, devemos ter cuidado ao escrever. A Lei nº 9.610 / 98 nos diz claramente sobre direitos autorais e plágio. Em uma de minhas pesquisas encontrei um site cujo autor do artigo faz um resumo interessantíssimo sobre a Lei 9.610/98. Ele destaca a questão dos direitos que o criador tem com relação à obra e o que caracteriza a violação destes direitos.

Leia o artigo na íntegra:

Desta maneira, o plágio está muito presente no mundo de nós escritores e blogueiros. E medidas de precaução devem ser tomadas.


O QUE FAZER PARA NÃO PLAGIAR?


          Uma das maneiras de se evitar o plágio é usar softwares que possuem a capacidade de verificar se o que você escreve já foi escrito por outra pessoa. Os principais softwares on line são: FDPE, JPlag, MOSS, Plagium, PlagiarismDetection.org. Use-os incansavelmente, para que sua obra seja a mais original possível.

          Outra maneira é seguir uma metodologia de pesquisa e elaboração do seu texto. Para melhor ajudá-lo segue abaixo 05 dicas:

1.   Pesquisar nunca foi demais. Pesquise incansavelmente sobre o assunto que você quer abordar. O segredo aqui é não ter preguiça de ler. Pesquise, elabore, anote, sustente teu trabalho com argumentos válidos;

2.   Procure fontes de pesquisa em sites de busca especializados em artigos científicos;

3.   Anote sempre a fonte de onde você tirou a informação (Exemplo: autor do texto, links, entre outros);

4.   Resuma sempre as informações de sua pesquisa, evite colocar notas e trechos do texto na íntegra. Você é criativo, acredite na sua capacidade de síntese;

5.   Apresente sempre sua opinião junto com a análise do assunto pesquisado, não fique preso apenas nas fontes de referência.

Com essas 05 dicas e com os softwares on line, tenho certeza que você conseguirá elaborar um texto interessante. O maior segredo é pesquisar e elaborar com paciência seu texto. Uma obra prima não nasce de um dia para o outro. Precisa-se de paciência.




DOIS LADOS DA MESMA MOEDA


Infelizmente o plágio está em nossa volta e somos atingidos por ele. Um dos lados desta moeda são as pessoas que plagiam e o outro são as pessoas que são plagiadas. Geralmente foca-se muito no crime e nas pessoas que plagiam, mas gostaria de dar atenção neste momento para as pessoas que foram plagiadas.

Uma das ferramentas que podemos usar é a denúncia. Hoje é possível denunciar este crime. Convido você a visitar o Blog FerramentasBlog.com (http://www.ferramentasblog.com) e ler com carinho o artigo sobre como denunciar plágios. É um artigo de fácil leitura e muito interessante para o nosso conhecimento.

Leia o artigo na íntegra: 

Muitos escritores dão o sangue para formar um artigo original, com suas devidas referências e não é justo que essas pessoas sejam atingidas por plagiadores e a coisa ficar como se nada tivesse acontecido. Desta maneira, você que acaba de ler o artigo mencionado acima, gostaria de mostrar para vocês um vídeo do Marcos Lemos, autor do Blog FerramentasBlog.com, no qual ele fala de forma muito interessante sobre o plágio e como evitar.

Assista o vídeo na íntegra: 

Assim, evitemos o plágio e façamos obras originais! Só temos a ganhar, seremos escritores melhores e teremos nossa consciência limpa, pois não há nada melhor para um escritor do que receber elogios e críticas construtivas de uma obra que ele mesmo fez.  Gosto de tratar meus escritos como verdadeiros filhos e tenho muito carinho por eles. Portanto, não gostaria de tê-los clonados. E você, gostaria de ter suas obras “clonadas”?




Link Referência:
http://www.microbiologia.vet.br/Plagio.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe9WIAC/resumo-lei-n-9-610
http://www.slideshare.net/cdbfctunl/folheto-plagio
http://www.ferramentasblog.com/2011/06/adoro-denunciar-plagiadores-e-ver-seus-blogs-conteudos-deletados-por-completo.html
Link Imagem:
http://olhandoatento.blogspot.com.br/2013/06/cuidados-blogueiros-plagio-de-conteudo.html
http://diariolivia.blogspot.com.br/2013/01/plagio-e-crime.html
Link Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=aQII8pBiDYg#at=60

0 comentários:

Postar um comentário