Conceito


E-BOOK TIN TIN POR TIN TIN - PARTE I


      O mundo digital nos rodeia. É só olharmos em volta que percebemos que estamos cercados por objetos e serviços cada vez mais tecnológicos, cada vez mais evoluídos. Tudo e todos evoluem e na literatura, no mundo das letras, dos escritos, não seria diferente. Aquele papel e caneta viraram avô e avó do então e-book, o netinho preferido pela maioria dos escritores.

Mas afinal,

                              E-BOOK, O QUE É ISSO?


O E-Book possui sua origem inglesa, sendo uma abreviação de “Eletronic Book”, ou seja, “Livro Eletrônico”. Seu surgimento foi datado por volta de 1971, através do Projeto Gutenberg Michael Hart que disponibiliza na biblioteca da Universidade de Illinois um acervo gratuito de livros digitais. Este acervo chega a 2.000 (dois mil) exemplares, tendo entre eles obras clássicas como, por exemplo: Homero, Shakespeare, Mark Twain e até mesmo a Bíblia.

Esta ferramenta pode se caracterizar de duas formas: uma versão eletrônica de algum material impresso, ou algum lançamento feito somente no formato digital. Assim, o E-Book “abre um leque” de inúmeras oportunidades tanto no mundo real (material impresso) quanto no mundo digital (material no formato digital). E, particularmente esta segunda forma abordada está crescendo muito no mercado hoje! E, graças ao E-Book, muitos escritores estão rompendo barreiras e conseguindo colocar seu livro para ser conhecido e comercializado no mercado.

Por ser um material eletrônico sua extensão tradicionalmente são: .PDF, .DOC, .ODT, .TXT, .LIT, .OPF. Desta maneira foram desenvolvidos Softwares específicos para a utilização e apreciação dos usuários destes livros eletrônicos. Da mesma forma que podemos encontrar Hardwares disponíveis para abrigarem os programas e, consequentemente, os e-book’s, sendo os mais comuns o Computador, iPaD, Smartphone ou o próprio eBook Reader.

O E-book acabou se transformando numa ferramenta de fácil acesso e muito interessante de se usar, pois nada mais é do que um livro eletrônico.




Então fica o questionamento,

                                                           COMO FAÇO PARA USAR?


Primeiramente como descrito, você vai precisar de um computador, iPaD, Smartphone, enfim um Hardware que possa ser instalado algum programa de leitura das extensões descritas acima. Depois é só entrar na internet e procurar seu livro digital preferido, baixar e começar a ler!

Pois é, simples não? É tão simples que fica até difícil de explicar em palavras. Então, o que está esperando para se deliciar com inúmeros livros a partir de um simples clique que seu dedo possui? É muito fácil e prático!

Interessado? Ficou com vontade de ler mais sobre o E-Book? No próximo artigo, continuaremos a dinâmica e entraremos nas perguntas e dúvidas de como se monta um e-book? E como funciona sua estruturação?

Até Breve!




Link de Referência:
http://www.tecmundo.com.br/educacao/1519-o-que-e-e-book-.htm#ixzz2ajMl6BzE
http://www.significados.com.br/ebook/
http://www.slideshare.net/ladonordeste/histria-do-ebook
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Hart
Link Imagem:
http://giacomodegani.com.br/livros-digitais-2/e-books-se-tornam-esperanca-do-mercado-editorial-europeu-3.html
http://www.telegraph.co.uk/technology/apple/7924720/Amazon-and-Apple-investigated-over-e-book-price-fixing.html


0 comentários:

Postar um comentário